O surto escrito é literalmente o que significa. É todo pensamento que tem de ser abafado por qq razão que seja. Aqui todo "surto escrito" é permitido desde que seja verdadeiro...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A sociedade de Mr Hide





Bom, acho que não dá pra colocar um post engraçado como eu tanto gosto, aquele fast fun como eu digo pras minhas alunas sem ao menos emitir uma opinião sobre o que aconteceu ontem no Rio de Janeiro, na escola do bairro Realengo.
Vi e li várias pessoas na internet exclamando sua indignação e protestando contra os atos cometidos. E com toda razão!! Essa é uma barbárie que eu sempre disse que jamais teríamos no Brasil devido às diferenças de sociedade americana e brasileira. Rola um confesso? Estou agora me questionando quanto à verdade dessas diferenças...

Rola um confesso mais profundo? Me sinto no livro "O médico e o monstro." Parece que as pessoas estão deixando aquele lado obscuro e assustador igual ao Mr Hide aparecerem em sociedade para dar o ar da graça. É legal derrubar o cara que trabalha com você, trapacear e passar por cima de qualquer coisa pra conseguir o que se quer, dar uma bola pro guarda que tá querendo te multar. E a cereja do bolo é uma manchete dessas que agora deixa a sociedade estarrecida: um cara entra numa escola, mata um monte de crianças e se mata no fim. E toda a imprensa deitando e rolando em cima de uma carta que ele deixou pra ganhar um pouco mais de audiência, coisa tão concorrida na imprensa, (nada tenho contra o jornalismo, aliás é graças a ele que temos vários crimes de gente grande e colarinho branco vindo ao conhecimento da população. Mas do jeito que anda está um pouco exagerado não?)
Uma pergunta que ninguém me respondeu com uma expressão de opinião até agora é a seguinte: quem cria um ser doente assim? Eu mesma vou responder.

Quem cria um psicopata assim somos nós mesmos. Somos nós, mães, pais, professores relapsos, somos todos nós membros de uma sociedade que por si só é corrupta e que dita as normas pelo ter e não pelo ser. Quem cria um filho assim? Nós, todas as mulheres da sociedade a partir do momento em que um filho volta pra casa vitorioso dizendo que bateu em alguém ou que o humilhou e nós lavamos as mãos porque a criança não está ferida. É muito mais fácil lavar as mãos do que averiguar porque o seu filho ou seu irmão jogou uma outra criança na lata do lixo. É por isso que eu digo que atrás de cada vitorioso existe um ser oprimido. O resto da história acompanhamos no noticiário. Mais um Mr Hide debutando numa sociedade patética que só tranca a porta depois de roubado. 

Daqui a um mês será outro Mr Hide debutando, a imprensa noticiando, a sociedade se indignando, e dentro de casa falando para o próprio filho: Se voltar pra casa chorando porque brigou na escola vai apanhar o dobro! E esse será um forte candidato a sofrer as penas da lei Maria da Penha, e assim esse ciclo vicioso nunca se romperá. E os nomes das crianças de ontem? Ah!! Isso ninguém mais lembrará. Porque além de ser corrupto, indolente e relapso nosso país sofre do mal de Alzheimer, não tem memória. Nesse crime hediondo, todos nós temos as mãos sujas de sangue e devemos nos sentir falhos como cidadãos na brilhante tarefa de conviver civilizadamente em sociedade.

Lembrei de uma frase agora: "O homem é como a lua, tem uma face oculta que não mostra a ninguém."
Será?????
Pronto, desabafei.

Ana Claudia


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Morando aqui nos EUA, aprendi que esquizofrenia nao e parte da cultura somente dos EUA, mas aqui nao e escondida, mantida embaixo dos panos e as pessoas que sofrem de doencas mentais tem muito mais recursos, medicamentos e suporte do que ai no Brazil. E a tendencia desses episodios ai no Brazil e piorar pq as pessoas que cuidam dessas pessoas doentes ou tbem sao doentes (familiares, vizinhos, pais ou maes doentes tbem, avos) e nao fazem parte/contribuem para a sociedade ou porque com a melhora de economia essas pessoas (profissionais ou nao) estao ocupadas viajando, gastando, cuidando de si. O crescimento da populacao disorganizadamente e da economia sem a criacao de programas de educacao e crescimento moral e psicologico cria os doentes. Eu costumava dizer que os crimes no Brazil sao ediondos, eles te matam pq querem o seu tenis, o seu celular enquanto que aqui sao mais crimes da Paixao, te matam pq voce o fez sofrer, pq o molestou. Pq isso? Pq aqui nao e necessario matar por um tennis ou por um celular, todo mundo tem isso. O Brazil nunca chegara nessa situacao 100% porque a populacao pobre e muito maior e esta sempre crescendo, mas os crimes de paixao agora comecarao a mostrar a cara, as pessoas doentes sem tratamento correto, os idosos que nao fazem parte da sociedade de trabalho, os gays e os negros oprimidos. Com o crescimento... chega tbem a destruicao.

    ResponderExcluir