O surto escrito é literalmente o que significa. É todo pensamento que tem de ser abafado por qq razão que seja. Aqui todo "surto escrito" é permitido desde que seja verdadeiro...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A certeza do trabalho bem feito



Quem nunca se questionou quanto ao seu trabalho? Eu já fiz isso várias vezes...
Muitas vezes não basta por resposta aquela clássica: eu faço o que amo. Tem que fazer o que ama, tem que fazer bem feito, tem que ganhar por isso e confesso que esta segunda questão me deixa quase louca. Sou muito crítica comigo mesma. Não basta ser bom, tem que ser perfeito. Certa vez um amigo me disse: Você quer uma perfeição que não existe na Terra, aceite suas imperfeições e será mais feliz. Tenho que concordar com ele. Mas deixemos isso pra lá, falar das minhas neuroses seria um post muito longo e enfadonho...

Hoje, posso dizer que tenho certeza de que faço um bom trabalho, ao ver minhas alunas crescendo e se tornando também professoras, meu grupo ganhando concursos e meus espetáculos serem cada vez mais brilhantes e concorridos. Somando ao fim de cada dia os sorrisos recebidos por ter dado uma boa aula. Por ver meu trabalho reconhecido... 

Sabe qual é a minha maior recompensa? Ver minhas alunas voltando das férias. Todas perguntando quais são as minhas novas idéias para este ano. E mais ainda, ver minhas antigas alunas de volta pra sala de aula após três, cinco, sete anos afastadas. Algumas que fizeram aula com outros profissionais e voltaram também. Há um vínculo emocional? É claro que há mas se uma pessoa tem condições de julgar o que é bom e o que está nivelado por baixo e escolhe por uma delas, creio que ela escolherá o melhor pra si. Mesmo porque ela paga por isso. Não quero me colocar como a melhor. Mas em anos de estrada, vendo tantas bailarinas surgirem e desaparecerem com carreiras meteóricas, acabei aprendendo que não basta ter sucesso, é preciso se manter com sucesso e isso sim é uma arte.

Com quase quinze anos dentro de uma sala de aula ainda não tem melhor pagamento do que a expressão de cada uma de vocês aprendendo, ou simplesmente assustadas quando eu menciono que estou com alguma idéia nova na cabeça... Rola um confesso? Este ano estou com vááááááááárias!!! Agradecimentos a Deus por poder fazer o que amo com todo o meu coração e ser cercada pessoas e alunas maravilhosas, não teria percorrido esse caminho se não tivesse cada uma de vocês ao meu lado!

E pra quem tem preconceito com Dança do Ventre, aconselho a fazer uma aula e aí vai uma máxima: "A maldade está nos olhos de quem vê".
Mais um ano de aprendizado, pois se o aluno aprende, feliz o professor que passa o conhecimento e aprende o que ensina.
Beijos e caminhada florida!
Ana Claudia


2 comentários:

  1. Alem de aluna e amiga sou sua fã... Tenho orgulho de fazer parte da sua vida... Obrigada por me ensinar td o que sei e por confiar em mim quando me convidou para o grupo....
    Amiga amooo vc
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. E eu com saudades dos seus textos mais pessoais, como esse, muito sincero e tocante mesmo! beijo e saudações canalhas.

    ResponderExcluir