O surto escrito é literalmente o que significa. É todo pensamento que tem de ser abafado por qq razão que seja. Aqui todo "surto escrito" é permitido desde que seja verdadeiro...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Essas modernidades...

Antes de qq coisa quero declarar que tudo que está neste texto é verdade.

   Hj meu dia foi literalmente insano!
   Uma parte do meu trabalho se resume em trabalhar na casa do meu pai. Para quem não sabe é lá que funciona meu atelier e por isso nos encontramos com uma certa frequência (meus pais são separados) na hora do almoço. Hj nos encontramos e nossa conversa discorreu sobre relacionamentos. Estava contando pra ele a última pérola do meu ex marido que resolveu vir dos quintos dos infernos quase quatro anos depois da separação com uma missão: me atormentar. Mas isso merece um post exclusivo depois...
   Qdo em meio ao assunto pergunto de uma ex e ele me responde calmamente antes de abocanhar um pedaço de carne:  
   _Nos encontramos outro dia. Eu bem que queria "dar uns pegas" nela de novo mas ela não quis, disse que quer namorar.
   _Como assim?!?!  Respondi quase engasgando com a sopa (estou de regime por tempo indefinido, só tomo sopa até perceber que meu umbigo está colado na coluna).
   _ É minha filha. Respondeu meu pai sossegadamente. Não quero ninguém pegando no meu pé, quero só ficar e pronto. Não quero dor de cabeça.

   Se eu tivesse ouvido isso de um homem de vai lá trinta anos teria entendido. Mas meu pai é um homem de seus cinquenta e poucos anos! Como assim não quer ter dor de cabeça?! Como assim quer "dar uns pegas" e pronto?!?! Que coisa moderna é essa??? Em que mundo nós estamos?! Mas ele é meu pai, me criou, ajudou na minha formação como adulta. E eu não sou uma pessoa ruim! Será que eu estou pirando? Cabe aqui uma ressalva: Graças a Deus meu pai não é daqueles caras que só querem pegar mulher novinha. Como ele mesmo diz, "não dá pra beijar na boca da amiga da filha". Aleluia! Fui poupada de um vexame desses... Mas confesso que uma amiga minha de adolescência tinha um pai que era super lindo e era o comentário de todas as meninas do condomínio (meninas sim, tínhamos 12 anos) qdo ela não estava por perto, claro! O tio dava um mega caldo! Ainda levava a turma toda pra matinê num landau azul calcinha (eita cor horrível!). Mas voltemos ao assunto... 
   Estava divagando nesses pensamentos e tomando minha sopa tentando imaginar que era um strogonoff qdo meu pai soltou a pérola:
   _ Mas eu quero muito que vc se case minha filha, vc já tem $# anos. Não vou mencionar minha idade aqui pra não ficar com imagem de encalhada, coisa que definitivamente eu não sou.
    Fiquei ali pensando em como encerrar o assunto pq é melhor ter uma distância na relação entre pais e filhos. Não dá pra ser brother pq eu não vou gostar de descobrir que meu pai tinha 3 namoradas, que fica dando uns pegas por aí etc. Pensei que teria que voltar a fazer terapia só pra checar se realmente meu complexo de Édipo está devidamente resolvido para eu não arrumar caras que só querem "dar uns pegas" tb (segundo a teoria da psicanálise de Freud, complexo de Édipo mal resolvido é igual a: arrumar namorados iguais ao seu pai, isso explica a mulher que tem o pai alcóolatra e se casa com outro igual). Enquanto lembrava da minha psicóloga e pensava em ligar pra ela respondi calmamente para o meu pai encerrando o assunto:
   _ É pai. Um dia eu vou casar, fica tranquilo...

    Tudo isso aconteceu e eram somente 13h! Ainda tinha muito tempo pela frente...
     No meio da tarde estou andando na rua distraidamente qdo encontro uma amiga. Com o amante! Tentei virar uma abóbora, desenvolver super poderes e desaparecer, fingir que não era eu, fingir que não vi... Mas não deu, estávamos de frente uma para a outra e o embaraço foi nítido. Mesmo pq o amante eu tb conheço... Nos cumprimentamos e frente à minha surpresa ela me perguntou:
   _ Vc agora virou santa?
   Antes de continuar um adendo: não sou santa nem quero ser.
   Sussurrei: _ Não...
   Enquanto ela me pedia segredo e eu pedia para ela tomar cuidado me passaram várias cenas na cabeça: o casamento dela, maravilhoso por sinal, o marido (que eu tb conheço droga!), a casa deles que é linda, as viagens frequentes do casal e tantas outras coisas... E praguejei até cansar pq eu não queria ter visto aquilo, não queria ter descoberto nada disso. Eu estava no local errado na hora errada. Meeeeeeeerda!!! Pq eu tinha que ter ido ali? Eu devia ter ido no banco que era o plano original, mas não!! A imbecil aqui tinha que estar naquela rua naquele horário!!  Ai que ódio!! Aí fiquei pensando:
   Eu sou quadrada?
   Hipócrita?
   Uso óculos cor de rosa?
   Quero ser santa?
   Sou maluca?
   Todas as alternativas anteriores?

   Não, não sou quadrada ou hipócrita, talvez de vez em qdo eu use óculos da Barbie mas só de vez em quando. Nem de longe tenho pretensão para a santidade. Maluca? Hum, não sei... Mas fiquei me questionando se isso é justo, que motivos podem levá-la a tomar este tipo de atitude. Não a julguei. Em nenhum momento. Me coloquei no lugar dela e cheguei à conclusão de que não tenho massa cinzenta pra esse tipo de coisa. Ia trocar os nomes, daria pistas. Sou franca demais pra fazer isso sem me denunciar... Cada um sabe de si... Não estou me colocando como a "fiel", mas sou atrapalhada por natureza e tenho certeza de que se eu me metesse em algo assim os resultados seriam no mínimo catastróficos.
   Cheguei ao acordo com meu coração e minha alma de que prefiro acreditar no texto da tampa da panela (tb um post deste blog) e pronto. Se é usar os óculos da Barbie eu não sei, talvez sim. Mas prefiro pegar o acessório dela emprestado, assim continuo vivendo e mais, vendo tudo isso sem enlouquecer ou achar que o mundo é assim. Já vivi uma fase de "todo mundo é canalha"  e não foi lá uma experiência enriquecedora... Não estou dizendo que minha amiga é canalha. Mas se meu namorado me traiu ele é um cafajeste e foda-se, o pisão é no meu pé e eu sei onde meus calos apertam. Quem assiste a uma traição se mantém imparcial (pelo menos tenta), quem sofre uma traição quer mais é a cabeça do traidor numa bandeja. Pq eu seria diferente? Será que o marido é diferente? Óbvio que não!
   E enquanto ela ia para um lado eu fui para o outro. Ela radiante com a companhia e eu rezando pra todos os santos pra ninguém nunca descobrir isso. E me veio na memória a resposta que dei ao meu pai:
  " É pai, um dia eu vou casar..."

Ana Claudia

Minha amiga, talvez um dia vc leia este blog, este texto particularmente e queira me queimar em praça pública. Não me odeie por favor! Apesar da história estar aqui, não estou te julgando... Só desabafei pq nunca vou falar nada disso com ninguém. Seu segredo está bem guardado comigo. Pela amizade de tantos anos e mesmo me decepcionando um pouco com o que vi, continuo gostando de vc como antes.

3 comentários:

  1. Querida Ana, o texto é ótimo! Ri muito e pensei muito com ele, embora discorde de algumas coisas. primeiro, eu como canalha convicto ( Você acha que o nome do meu blog é apenas pose?), dou inteira razão ao seu pai...E não o censure se ele pegar meninas, é biológico.
    Segundo: desculpe a frieza e desencatamento, mas nãohá casamento perfeito, há apenas casamentos toleráveis e outros não. Sua amiga certamente tem várias razões para fazer o que faz e certamente é essa coisa"errada" que mantém o "certinho" casamento dela em pé...
    Parafraseando o final do seu texto, espero que,mesmo decepcionada com minhas palavras, continuemos amigos. ( lembre-se, meu blog não é pose, é vida vivida e convicta!)Beijo, Alex B

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo cafajeste... Sim vc continua sendo meu amigo mesmo depois desse comentário!
    Entendo seu comentário qto ao casamento da minha amiga e acho que vc tem grandes chances de estar certo. Qto ao meu pai, só de pensar em uma madrasta com a minha idade já me dá calafrios. Tb não acho que existam casamentos perfeitos mesmo pq não somos perfeitos. E se são toleráveis ou não... Bom, já descobri que existem os intoleráveis, o meu foi assim... Mas suas palavras não me decepcionaram fica tranquilo!!

    ResponderExcluir
  3. Gata concordo com seu amigo... Os caminhos do prazer e da felicidade são tão diferentes para cada pessoa, para cada casal... Realmente casamento perfeito...!!!... Mas dá pra ser feliz, muito feliz por muito tempo... (Queria acreditar de novo nisso!!!) rsrsrsrsr com o tempo a gente vai vendo cada coisaaaaa!!!
    Adorei o blog

    ResponderExcluir